fcf

Notícias / Guarani de Palhoça conquista direito de disputar Catarinense Séria A nas categorias Infantil e Juvenil

Na última 2ª feira (06), aconteceu na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, o Conselho Técnico do Campeonato Catarinense Profissional Série A, 2018. Foi aprovado novos regramentos jusdesportivos que possibilita aos Clubes Formadores o ingresso automático às competições oficiais série A, do Campeonato Catarinense de Futebol das Categorias de Base, independente da classificação da equipe profissional, visando a garantia mínima de disputa em condições de igualdade e possibilita a revelação de futuros talentos com uma maior perspectiva de uma recuperação dos gastos de formação, uma reenvidicação do Guarani de Palhoça Futebol LTDA, detentor do Certificado de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol, (2015/1017), que desta forma, garantiu a possibilidade de disputar as competições das categorias de base da Série A, Infantil e Juvenil, nas próximas edições. A competição 2018, tem previsão de início no dia 05 de maio e término no dia 27 de outubro.

 

Catarinense Série B 2018 inicia no dia 03 de junho

O Campeonato Catarinense Série B 2018, segunda principal competição organizada pela Federação Catarinense de Futebol, terá três meses de duração, começando no dia 03 de junho e terminando no dia 26 de agosto. A definição aconteceu na tarde da última 3ª feira (07), na sede da FCF, em Balneário Camboriú, na reunião do Conselho Técnico do Catarinense Série B/2018.

O Campeonato Catarinense Série B/2018 será disputado em três ou quatro fases. Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão em pontos corridos, com os pontos sendo zerados ao final de cada fase. Caso a mesma equipe conquiste o turno e returno, será declarada campeã e estará na Série A do Campeonato Catarinense em 2019. Os clubes 2º e 3º colocados na soma de pontos do turno e do returno se enfrentarão na semifinal em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para decidir qual clube conquistará a segunda vaga na elite do futebol catarinense em 2019.

Caso equipes diferentes conquistem o turno e o returno, a competição terá quatro fases, com semifinais e finais. Os campeões do turno e returno enfrentarão as duas equipes melhor classificadas pelo índice técnico, soma de pontos do turno e returno, em confronto eliminatório, jogos de ida e volta.

Na 3ª fase, semifinais, o campeão do turno enfrentará o segundo melhor classificado no índice técnico e o campeão do returno enfrentará o primeiro melhor classificado no índice técnico. As equipes que somarem mais pontos ao final das duas partidas estarão classificadas para a 4ª fase, finais. As finais também serão disputadas em confronto eliminatório, jogos de ida e volta. A equipe que somar mais pontos nas duas primeiras fases será mandante da partida de volta.

 

Copa Santa Catarina 2018

A Diretoria da FCF propôs ao Conselho Técnico do Catarinense Série A, a possibilidade da inclusão de clubes do Catarinense da Série B na Copa Santa Catarina em 2018. Os dez clubes participantes do Catarinense Série B serão convocados para a reunião do Conselho Técnico da Copa SC 2018, que ainda não tem data definida para acontecer.

O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Renato Angelotti, falou sobre o Catarinense Série B 2018. “Estamos seguindo com nosso objetivo de fortalecer o futebol catarinense e os clubes da Série B são fundamentais nesse processo. Já avançamos abrindo a possibilidade da participação na Copa Santa Catarina em 2018 e vamos seguir buscando alternativas para o crescimento do futebol catarinense”.