FCF

Notícias / Federação Catarinense de Futebol completa 93 anos de fundação

O dia 12 de Abril é sempre uma data importante para o futebol catarinense, é a data na qual a Entidade que regulamenta e organiza o esporte mais popular do mundo em Santa Catarina completa gloriosos 93 anos de fundação. Ao longo de mais de nove décadas a Federação Catarinense de Futebol ostenta a expressiva 5ª colocação no Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol de 2017 (RNF/CBF), somando 35.720 pontos.

Na história

A reunião dos cinco clubes fundadores aconteceu no Centro de Florianópolis, na Rua Esteves Júnior, nas dependências do Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva do Estado. Estiveram presentes os representantes dos clubes Figueirense Foot-Ball Clube, Internato Foot-Ball Clube, Trabalhista Foot-Ball Club, Avahy Foot-Ball Club e Clube Athlético Florianópolis, para o registro da ata de fundação da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol. “Sucessora, por transformação em entidade especializada, da antiga Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres”, conforme denomina o Art.1 do Estatuto da Entidade.

Ao longo da história nonagenária, a Federação da Federação Catarinense de Futebol segue evoluindo gradativamente para o centenário, amparada pelo desempenho dos 25 clubes profissionais filiados atualmente, pelo fomento do futebol não-profissional com as competições realizadas pelas Ligas Não-Profissionais e pela condução de competentes gestões administrativas. O futebol catarinense segue avante, acompanhando Federações de filiados gigantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Desde 2007, após quinze endereços anteriores, treze na Capital e outros dois em Balneário Camboriú, a Federação Catarinense de Futebol possui sua sede própria, localizada na Sexta Avenida, no Bairro Municípios, no simpático balneário turístico do litoral norte. A sede representa o principal legado da administração do Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho para o futebol catarinense.

 

Marca eterna

A Federação Catarinense de Futebol grifa na história administrativa o pesar eterno à memória dos 71 heróis que integravam a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, acidentada na Colômbia, naquele que representa o capítulo mais doloroso da história do futebol catarinense.

O acidente da madrugada de 29 de novembro vitimou o Ex-Presidente Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, que gerenciou a Entidade desde 1985 e não poderia deixar de estar representando a Federação Catarinense de Futebol na histórica jornada à Colômbia. A perda irreparável dos dirigentes renomados, dos atletas guerreiros, da comissão técnica exitosa, dos competentes e motivados profissionais de imprensa e de tripulantes do vôo da Associação Chapecoense de Futebol, marca também o sentimento antagônico da imagem do principal título da história do futebol de Santa Catarina, a Copa Sul Americana 2016.

Texto: FCF